Dicas de saúde

A importância da Fisioterapia no tratamento da osteoporose

Fisioterapia no tratamento da osteoporoseA osteoporose é uma doença que leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os vulneráveis aos pequenos traumas. Para os que sofrem deste mal, ter uma alimentação saudável e realizar tratamentos específicos é fundamental.

A fisioterapia pode auxiliar - e muito - no tratamento desta doença que é assintomática e atinge em sua maioria as mulheres.

Dependendo da técnica utilizada pelo fisioterapeuta, os benefícios são imensos como o ganho de massa muscular e equilíbrio. Além disso, o tratamento auxilia também na melhora da postura e diminuição do risco de quedas.

O fisioterapeuta também orienta ao paciente e seus familiares a como conviver com esta doença. Uma das principais recomendações é como cuidar da segurança do idoso segurança dentro do seu lar, local onde ocorrem a maioria dos acidentes.

Ter um acompanhamento com um fisioterapeuta auxilia na minimização dos efeitos degenerativos, melhorando a qualidade de vida do idoso.

Fisioterapia no tratamento da artrose

Fisioterapia no tratamento da artrose

Com o passar dos anos, a sobrecarga no corpo e o desgaste das articulações, muitas vezes desenvolvemos a artrose, uma doença que causa perda de agilidade e elasticidade das cartilagens de joelhos, pés e quadris.

Uma pesquisa promovida pelas sociedades brasileiras de Ortopedia, de Traumatologia e de Reumatismo aponta que apenas 40% dos brasileiros que sofrem de artrose se tratam.Fatores como genética, obesidade, diabetes e traumas ósseos são fatores preponderantes para a causa desta doença.

Atividades simples como se levantar do sofá após muito tempo sentado, pode se tornar uma missão quase impossível para quem sofre deste mal. Os tratamentos fisioterápicos estão como os mais indicados para tratar está doença. Além de aliviar as dores, com exercícios apropriados obtém-se uma melhora postural, que aos poucos vai sendo corrigida evitando a sobrecarga na articulação.